Para viabilizar uma melhor convivência na orla urbana de João Pessoa e por também compreender a necessidade dos comerciantes informais de garantir a sua renda, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) promoveu mais um encontro com a categoria. Participaram os responsáveis por aluguéis de cadeiras, sombrinhas e ambulantes, que atuam nas praias de Cabo Branco, Tambaú e Bessa. Em breve, após a regularização desses profissionais, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) vai padronizá-los (com crachá e uniforme), proporcionar capacitações e disciplinar a ocupação do espaço.

O encontro dá continuidade ao conjunto de ações que vêm sendo desenvolvidas pela Prefeitura para disciplinar o uso de solo público na praia. O diálogo foi mediado pelo chefe de gabinete da Secretaria, Eduardo Pedrosa, e pelo diretor de Serviços Urbanos, José Carlos Rodrigues. Num primeiro momento, a categoria mostrou, por meio de slides, situações vividas durante gestões anteriores, sugestões que foram discutidas com representantes da Sedurb anteriormente e agradeceu a oportunidade de diálogo que está ocorrendo atualmente.

- Publicidade -

Os representantes dos comerciantes informais se comprometeram em se cadastrar na Sedurb, com pedido de uso de solo. Eles também estão cientes de que vão precisar renovar essa autorização a cada seis meses e pagar uma taxa fixa, que será discutida com a categoria.

“Felizmente, estamos tendo a oportunidade de construir essa parceria com a Prefeitura pela primeira vez. A gente tá vendo que do jeito que está, não dá para ficar, a população tem reclamado que falta espaço pro banhista que vem com a sua família, inclusive na imprensa, e a gente precisa mostrar essa organização e colaboração com o poder público”, destacou a representante dos comerciantes, Márcia Medeiros.

Desde o mês passado, por meio da Sedurb, uma série de ações está sendo desenvolvida para garantir o ordenamento da orla. “A gente entende que o trabalho de vocês tem uma importância fundamental, tanto para os moradores, como para os turistas, no entanto, é com o ordenamento do local que a gente vai aproximar a sociedade civil, para consumir com segurança o serviço que vocês oferecem. É do nosso total interesse padronizar e capacitar todos, mas precisamos que seja feita essa regularização o quanto antes”, destacou Eduardo Pedrosa.

“A gestão atual se preocupa com os espaços públicos e esse momento é fundamental, uma oportunidade ímpar. Queremos trabalhar por uma cidade mais humana, que possa agradar a todos. O caminho para que isso seja feito é este, a parceria entre o poder público e as pessoas que estão lá, prestando o serviço”, destacou José Carlos Rodrigues.

Trabalho contínuo – Existe ainda o Fórum Permanente Municipal de Ordem Pública, que conta com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM), Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) e Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob). O fórum tem intensificado ações na região da orla, para proporcionar um melhor convívio e aproveitamento do espaço público.

Secom-JP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui