Nesta quarta-feira, dia 16 de junho, é comemorado o Dia Internacional da Tartaruga Marinha. A Secretaria de Meio Ambiente (Semam) de João Pessoa aproveita a data para alertar a população sobre a importância da preservação deste animal tão presente na costa marítima da nossa Capital.

As tartarugas marinhas existem há milhões de anos. Mas, atualmente, muito pela ação do homem, correm sério risco de extinção. Até por isso, são extremamente necessários alguns cuidados para evitar o fim da espécie. Um dos principais causadores de mortes de tartarugas é o lixo jogado nos oceanos.

- Publicidade -

De acordo com o biólogo da Semam, Cláudio Almeida, as tartarugas marinhas confundem o lixo, principalmente restos plásticos, com alimento e acabam morrendo. Outra causa de morte da espécie são redes de pesca, já que os animais ficam presos e morrem sem conseguir respirar.

“A questão do lixo é um dos grandes problemas da mortandade das tartarugas marinhas, assim como as redes de pesca. O plástico é encontrado em quantidade absurda nos oceanos e elas confundem com água-viva. Esse material para no trato digestivo das tartarugas e, consequentemente, é a morte por inanição; ou os plásticos se prendem no pescoço”, explicou o profissional.

A Associação Guajiru, organização não governamental criada em 2002 a fim de proteger a sobrevivência das tartarugas marinhas no litoral paraibano, é uma das grandes defensoras da causa no Estado. O grupo atua com o objetivo de proteger as espécies que estão ameaçadas de extinção. A ecóloga Caroline Dias, que faz parte da ONG, destacou a importância das tartarugas para o ecossistema marinho.

“Elas desempenham um papel ecológico fundamental ao ecossistema do qual fazem parte. Leva e traz toneladas de nutrientes e energia vital à sobrevivência de diversas formas de vida. As tartarugas marinhas servem de alimento para diversos animais de topo da cadeia alimentar, no controle da população de espécies das quais se alimenta e como fonte de alimentos para outros organismos marinhos”, destacou.

Reprodução – As tartarugas marinhas costumam visitar a nossa orla marítima principalmente em seu período de reprodução. É comum elas montarem seus ninhos na divisa entre as praias do Bessa, em João Pessoa, e Intermares, em Cabedelo.

De acordo com Caroline Dias, a espécie de tartaruga marinha mais comum no litoral paraibano é a Eretmochelys imbricata, conhecida como Tartaruga de Pente. No entanto, outras espécies, como Chelonia mydas (Tartaruga Verde), Lepidochelys olivácea (Tartaruga Oliva) e Caretta caretta (Tartaruga Cabeçuda), também são encontradas por aqui.

Limpeza das praias – A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) faz a coleta de lixo diariamente em todas as praias de João Pessoa. A ação conta com um efetivo de aproximadamente 90 agentes entre catadores, varredores e operadores. A limpeza é feita desde a orla do Bessa – na divisa com Cabedelo – até Barra de Gramame.

Secom-JP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui