Para incentivar as pessoas a adotarem práticas sustentáveis como usar sacolas ecológicas, reaproveitar materiais recicláveis e também usar a composteira – uma estrutura onde se coloca material orgânico para ser transformado em adubo – tem início hoje (22) a Semana Lixo Zero. 

Capitais como São Luís e Cuiabá e municípios como Santa Maria, no Rio Grande do Sul, fazem parte dessa iniciativa. No Distrito Federal, as ações serão realizadas pelo Instituto Federal de Brasília (IFB) com palestras e oficinas que mostram soluções para o lixo doméstico.

- Publicidade -

Os brasileiros descartam 79 milhões de toneladas de lixo sólido por ano, segundo pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública de Resíduos Especiais (Abrelpe), em 2019.

A engenheira sanitarista ambiental Paula Moletta, moradora da capital gaúcha, Porto Alegre, e embaixadora do Lixo Zero, explica que, para colaborar com a causa, é preciso diminuir o envio de todo esse lixo para lugares inadequados, o que prejudica o meio ambiente. Ela diz que separar o que pode ser reciclado descartando nos dias da coleta seletiva é um bom começo.

“Eu sei que a minha coleta passa segunda, quarta e sexta para pegar o resíduo reciclável e levar para as cooperativas. Eu, como cidadã, separo meu resíduo reciclável e no dia que o caminhão passa na minha casa eu coloco pra coleta seletiva. Começar por aí, saber o que eles recolhem, por exemplo. Eu acho que o caminho é esse.”

As iniciativas vão até o dia 31 de outubro e podem ser conferidas na internet.

A mobilização é realizada pelo Instituto Lixo Zero Brasil, uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos.

Fonte: Agência Brasil

Foto: Fernando Frazão

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui