A série ‘Concertos Sinfônicos Digitais’, da Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa (OSMJP), apresenta, neste sábado (18), duas peças de grandes e influentes músicos da história da música clássica ocidental: Johannes Brahms e Joseph Haydn. A 11ª edição do programa, realizado por meio da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), vai ao ar às 18h, no canal da Orquestra no Youtube.

A OSMJP reproduz a peça ‘Abertura Trágica’, do compositor alemão Johannes Brahms, reverenciado pela literatura romântica de suas obras no período do século XIX. Escrita em 1880, a composição possui dois temas que vão desde os fortíssimos ataques da orquestra ao toque da melodia das cordas.

- Publicidade -

Em seguida, todos os movimentos da Sinfonia nº 101 do austríaco Franz Joseph Haydn. O músico, que morreu em 1809, deixou um legado que influenciou a música erudita ocidental e marcou a transição do fim do período Barroco e o início do Romantismo.

O maestro Laércio Diniz observou que esse repertório é muito importante para a Orquestra Sinfônica que tecnicamente aprende muito. “Haydn é referência para todos os compositores românticos. Muitos compositores se baseiam nele, inclusive, o Brahms, que é o marco no romantismo, aprendeu muito com o mestre”, concluiu.

Secom-JP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui