Seguindo as orientações de combate à Covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD), que tem o objetivo de promover cuidado integral e humanizado no ambiente hospitalar e fazer a desospitalização de pacientes de maneira segura – precisou fazer algumas mudanças nos atendimentos. Agora, a equipe de atendimento faz o monitoramento de seus pacientes via telefone ou teleconferência, visitando-os apenas em casos urgentes, respeitando assim o distanciamento social.

“Nossos pacientes precisam de cuidados diários, mas para respeitar a quarentena estamos todos os dias fazendo esse monitoramento via telefone, tirando todas as dúvidas e dando todas orientações. Apenas em casos extremos fazemos as visitas, mas seguindo todos os protocolos de segurança para que todos fiquem bem”, explicou Gilanne Ferreira, coordenadora do SAD.

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Ao todo são 300 pacientes sendo atendidos por sete equipes multidisciplinar, formada por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e assistentes sociais.  O trabalho do SAD é atender pacientes que precisam abreviar ou evitar a hospitalização, mas dar continuidade aos cuidados em casa.  Em casos de pacientes acamados ou com dificuldade de locomoção, a assistência será prestada pela Equipe de Saúde da Família da Unidade de Saúde da Família (USF) de referência.

Para ter acesso, é preciso que o usuário procure a Unidade de Saúde da Família (USF) mais próxima de casa para que sejam realizados os primeiros atendimentos e, se necessário, o encaminhamento ao serviço domiciliar do programa. Em casos de desospitalização, o próprio hospital, através do seu setor de serviço social, faz a solicitação e encaminhamento do usuário ao SAD. Para tirar dúvidas, o público pode ligar para o telefone 3214-7149.

Secom-JP

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