A Diretoria de Tecnologia da Informação (Ditec) do Tribunal de Justiça da Paraíba, buscando melhorar a produtividade de seus servidores e magistrados, implantou um serviço oficial de armazenamento e compartilhamento de arquivos na “nuvem”, similar ao Dropbox e Google Drive. Esse novo sistema judicial e administrativo vai auxiliar na prestação jurisdicional diária. Basta acessar a intranet e logar no link “Armazenamento de Arquivo”. Nos próximos dias, será possível acessar pela interface do webmail.

Uma vez nesse ambiente, o usuário poderá arquivar seus documentos e/ou compartilhar com seu grupo. “Verificamos que seria importante termos um serviço similar oficial, de modo que possamos padronizar, oferecer mais recursos e garantir a segurança no uso e armazenamento dos dados do sistema”, comentou o diretor da Ditec, Guiseppe Guido. Ele informou, ainda, que neste primeiro momento o sistema deve ser utilizado apenas para documentos como PDFs e DOCs. Em um curto espaço de tempo, também será aberto para imagens e outros arquivos.

- Publicidade -

Para o desenvolvimento deste novo produto, foi solicitado à Gerência de Suporte (Gesup) que realizasse uma prospecção de possíveis tecnologias que pudessem atender a tal demanda. “Em atenção às boas práticas e a atual situação financeira do Tribunal, a Gesup adotou uma solução gratuita e de código aberto, a qual servidores e magistrados armazenem e compartilhem arquivos facilmente, com controles de acesso e segurança”, esclareceu Guiseppe Guido.

Ele adiantou que o objetivo é continuar evoluindo o sistema, para torná-lo uma plataforma de produtividade e colaboração, integrando-a ao e-mail e adicionando novas funcionalidades, a exemplo da possibilidade de criar modelagens de processos e fluxos, gerenciamento de tarefas e notas, tudo de forma segura e colaborativa. O sistema também vai disponibilizar contas individuais e serão criadas pastas compartilhadas para setores, de modo a permitir o acesso de todos a documentos do setor.

Secom-TJPB

Por Fernando Patriota

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui