A Assembleia Legislativa da Paraíba realizou, nesta quinta-feira (4), Sessão Especial em homenagem aos 60 anos da regulamentação da Psicologia no Brasil, assim como, da profissão de psicólogo. Em conjunto com Conselho Regional de Psicologia, a solenidade solicitada pela deputada estadual Estela Bezerra ocorreu de forma híbrida e contou com a presença de profissionais da área, além de professores universitários e estudantes.

A deputada Estela Bezerra destacou que a psicologia brasileira tem um papel fundamental e relevante no atual contexto do país, e trazer para a Casa de Epitácio Pessoa a comemoração dos 60 anos de atividade regulamentada desses profissionais é motivo de muita satisfação. “É um dia muito importante e me sinto honrada de ser, nesse momento, um instrumento para celebrar os 60 anos da regulamentação desta profissão. Esse profissional e essa atividade da Saúde são muito necessários neste momento. Temos convivido com muitos problemas de saúde mental, muitos transtornos, os tempos estão difíceis, e esses profissionais atuam para melhorar o ambiente mental social e tornar as relações humanas e os seres humanos mais aptos a viverem com a adversidade”, afirmou a parlamentar.

- Publicidade -

Para Estela, o profissional da psicologia tem, através dos anos, atuado de forma cada vez mais relevante no contexto social do Brasil. O brasileiro tem convivido com o aumento do números de casos de depressão, ansiedade e suicídios que foram potencializados com o advento da pandemia da covid-19. “Nunca pensei que iriamos viver tempos tão difíceis com uma pandemia, assim como, de instituição mesmo, diante de um ambiente violento que atinge todas as pessoas. Assistimos o aumento de casos de suicídio de crianças, adolescentes. Esses fenômenos não eram comuns e tudo isso faz parte do adoecimento social que influencia diretamente essa categoria. Então, celebrar os 60 anos da psicologia é uma esperança, porque esse profissional é central para o equilíbrio da vida em sociedade para o bem estar do indivíduo”, disse. A deputada pontuou ainda a necessidade de fortalecer todo o sistema de saúde mental no Brasil, através dos CAPS e da expansão dessa rede de assistência, atuando principalmente na saúde preventiva.

Ana Sandra Fernandes, presidente do Conselho Federal de Psicologia, agradeceu à deputada Estela Bezerra pela homenagem prestada aos profissionais. Ela ressaltou que participar desta comemoração realizada pelo Poder Legislativo da Paraíba é motivo de muito orgulho. “Acredito que o reconhecimento que todas as Casas Legislativas têm feito no Brasil inteiro vão demonstrar a importância de uma psicologia que tem atuado ao longo das últimas décadas incidido na sociedade auxiliando as pessoas na promoção da saúde mental. Os cidadãos brasileiros, em sua maioria, em alguns momentos, já tiveram a oportunidade, ou a possibilidade de ter sua vida atravessada pelo fazer da psicologia. Por este e por tantos outros motivos é muito importante estarmos hoje aqui comemorando”, disse.

A presidente do Conselho Federal de Psicologia avaliou que o contexto social do país, diante de uma crise sanitária global provocada pela Covid-19 e que trouxe tantas perdas, além do momento econômico do Brasil, têm levado as pessoas ao adoecimento e nunca antes foi tão importante ter disponível para a sociedade o fazer da psicologia. “Temos um olhar sensível, a escuta, a intervenção, que vão auxiliar as pessoas nesse processo. O sofrimento é uma coisa inerente ao ser humano e se as pessoas estão sofrendo é importante que elas procurem ajuda e sejam auxiliados por um profissional da psicologia”. No plenário da Casa de Epitácio Pessoa, Ana Sandra também foi homenageada pelo trabalho realizado em defesa do exercício ético e científico da profissão e pelo diálogo, parcerias e apoio às entidades em prol da busca de mais e melhores condições para as profissionais de psicologia.

Para Silvana Barbosa Mendes Lacerda, presidente do Conselho Regional de Psicologia da Paraíba (CRP-13 PB), celebrar os 60 anos da Psicologia traz reflexão sobre como a profissão vem sendo construída coletivamente a partir do encontro entre pessoas diferentes em diferentes contextos, vivendo de formas diferentes. Silvana acrescentou que, além de uma profissão, a psicologia se apresenta como cuidadora e defensora dos direitos humanos. “A psicologia busca equidade e vem sendo construída como ciência e como profissão. Como ciência se constrói em sua diversidade e como profissão ascende as diferentes áreas de atuação. Uma psicologia que condena quaisquer forma de discriminação, contra arbitrariedades, uma psicologia antirracista, anticapacistista, contra violência de gênero e de orientação sexual, bem como, o genocídio da população preta e indígena. Uma psicologia que luta por um SUS antimanicomial”, destacou a presidente do CRP-13 PB.

“Essa data é um marco histórico para nós da categoria de psicólogos e psicólogas e é uma satisfação muito grande porque cada profissional contribui para essa história”, afirmou a diretora da Divisão de Psicologia da Assembleia Legislativa da Paraíba, Durvalina Rodrigues. Segundo ela, Assembleia Legislativa, através da Divisão de Psicologia, tem cumprido integralmente com o atendimento, acompanhamento e cuidado com a saúde mental dos servidores da Casa de Epitácio Pessoa, assim como, seus familiares e também à população paraibana. “É motivo de muita honra estamos aqui comemorando os 60 anos de profissão no Plenário desta Casa, , sobretudo, em uma sessão especial deste quilate, após um afastamento social provocado por um contexto pandêmico. A saúde mental quando não cuidada a tempo e de forma correta com a colaboração de um profissional da psicologia pode interferir drasticamente com consequências para o indivíduo e seu meio social”, declarou Durvalina.

A diretora da Divisão de Psicologia da ALPB esclareceu que os paraibanos podem procurar a o setor através do telefone 3214.4745, pelo qual o paciente passará por uma triagem, antes de iniciar o tratamento adequado. “Iremos entender as necessidades desse paciente e faremos o encaminhamento para os nossos psicólogos”, explicou

HOMENAGENS

Foram homenageados pela Assembleia Legislativa o psicólogo, professor e filósofo Aluízio Lopes de Brito (in memorian); o professor e pesquisador Leôncio Francisco Camino Rodriguez Larrain; a professora do primeiro Curso de Psicologia na Paraíba, no Unipê, Sônia Maria Lima de Gusmão; a 1ª Presidente do CRP-13, Maria Marques Rodrigues Sátiro; o Coordenador da Comissão Gestora de Campina Grande, Thiago de Souza Santos; Mônica Bandeira e Katiuska Araújo Duarte, funcionárias do Conselho Regional de Psicologia (CRP-13 PB); o psicólogo Eduardo Antônio Soares dos Santos (in memorian), que foi servidor da Assembleia Legislativa e homenageado batizando com seu nome a Divisão de Psicologia da Casa.

Também participaram da sessão especial a primeira presidente do Conselho Regional de Psicologia da Paraíba (CRP-13 PB), Maria Marques Rodrigues Satiro, 1ª Presidente; a representante da Articulação Nacional de Psicólogas/os Negras/os e Pesquisadoras/es Pretas/os (ANPSINEP); Irismar Batista de Lima; a representante da Comissão das Instituições de Ensino Superior (IES) do Estado da Paraíba, Iany Cavalcanti Da Silva Barros.

Agência de Notícias – ALPB

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui