Ter uma saúde bucal em boas condições é pré-requisito para um estado de saúde favorável, uma vez que doenças bucais podem ocasionar ou agravar outras doenças como as cardiovasculares e a diabetes. Para esse cuidado, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) oferta diversos serviços em saúde bucal na Atenção Básica e na atenção hospitalar, além de assistência itinerante com o Odontomóvel.

O componente móvel da Atenção à Saúde Bucal – Unidade Odontológica Móvel (UOM), popularmente chamado de Odontomóvel, é uma estratégia do Ministério da Saúde e tem como objetivo ofertar atendimentos odontológicos para as populações de locais que apresentam maior dificuldade de acesso aos serviços de saúde.

- Publicidade -

Em João Pessoa, o Odontomóvel auxilia os serviços prestados pela rede de saúde bucal desde 2014, já tendo realizado mais de 7.200 atendimentos ao todo. Apenas neste ano de 2019, a unidade atendeu cerca de 700 pessoas, com serviços de exodontia, restaurações, curetagem gengival, periodontia, higienização bucal, entre outros.

“Por meio do Odontomóvel, somos capazes de ampliar a assistência em saúde bucal que ofertamos na Capital e chegamos mais perto de uma camada da população que já não tem tanto acesso aos serviços de saúde como moradores de rua, quilombolas, áreas descobertas, casas de acolhimento, além de participar de ações em comunidades carentes e de promoção à saúde, comenta o Coordenador da Saúde Bucal da SMS, Alex Maia.

Para a continuidade dos atendimentos realizados no Odontomóvel, as equipes de saúde bucal encaminham os pacientes atendidos aos Centros de Especialidades Odontológicas (CEO).

D R T .R J . 15855. Ivomar Gomes Pereira.

Rede de Saúde Bucal – Atualmente, a rede de saúde bucal conta com aproximadamente 220 dentistas e auxiliares de saúde bucal, que realizam atendimentos de periodontia (tratamento da gengiva), endodontia (tratamento de canal) cirurgia oral menor, estomatologia/patologia bucal (para diagnosticar lesões malignas), radiologia e prótese total removível, entre outros.

Nas unidades de saúde da família (USF), espalhadas por todo o município, são ofertadas consultas, restaurações, extrações dentárias, remoção de tártaro, dentre outros serviços. Já nos Centros de Especialidades Odontológicas (CEO), localizados nos bairros da Torre, Cristo, Mangabeira e Jaguaribe, são realizados tratamentos de canal, de doença gengival, cirurgias e atendimentos especializados para criança e pacientes com necessidades especiais.

Os cuidados com a saúde bucal também são disponibilizados nos quatro hospitais da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), que contam com dentistas nas unidades de terapia intensiva (UTI), para o cuidado da saúde bucal dos pacientes internados, a fim de controlar infecções orais que possam repercutir na saúde em geral.

Para ter acesso ao serviço, o usuário deve passar inicialmente pelo atendimento nas USF e, caso haja necessidade, o usuário é encaminhado ao serviço especializado e/ou hospitalar, de forma gradual. Para ser atendido, é necessário apresentar documento de identidade e cartão SUS.

A SMS dispõe ainda de um atendimento de urgência e emergência em saúde bucal, que funciona 24h. O serviço é feito no CEO Torre, localizado na Avenida Rui Barbosa, no bairro da Torre.

Secom-JP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui