Serviço seria inicialmente operado por motoristas humanos, antes que um sistema de direção completamente autônoma seja aprovado pelos órgãos reguladores

Já faz algum tempo que a Tesla vem anunciando planos para um serviço de compartilhamento de veículos, a “Tesla Network”, nos moldes do Uber. Tal serviço seria baseado no sistema de direção totalmente autônoma (FSD – Full Self Driving) que está sendo desenvolvido para seus carros.

A ideia é que os proprietários de Teslas poderão habilitar seus veículos para funcionar como um “Uber Autônomo” quando não estiverem em uso, o que ajudaria a recuperar parte do invstimento no carro. Elon Musk tem planos grandiosos para o serviço, e já declarou no passado que espera ter “um milhão de robôs” nas estradas ainda em 2020.

- Publicidade -

Mas parece que os planos mudaram um pouco. Durante uma conferência para apresentação dos resultados do quarto trimestre de 2019 o executivo declarou que pode lançar a Tesla Network usando motoristas humanos, antes que o sistema FSD fique pronto.

Musk deu a entender que um motivo para a mudança nos planos seria a demora das entidades reguladoras em aprovar um serviço completamente autônomo:

“Acho que faz sentido habilitar o compartilhamento de carros antes da criação de uma frota de robotáxis, porque o compartilhamento pode ser feito antes que um sistema totalmente autônomo seja aprovado pelos reguladores. Portanto, é algo que provavelmente permitiríamos antes que uma frota de robotáxis fosse ativada”, disse ele.

Participantes da Tesla Network teriam acesso ao serviço de seguros da Tesla, que segundo a empresa tem custo “até 30% menor” que os tradicionais. O segredo é a quantidade de informações que a empresa tem sobre seus carros e motoristas, o que lhe permite estimar com maior precisão os riscos de acidentes no trânsito.

Atualmente, o serviço de seguros da Tesla só está disponível para residentes da Califórnia. A empresa não revelou uma estimativa de data para a expansão da cobertura para outros estados, ou para o lançamento da Tesla Network.

Fonte: https://olhardigital.com.br/noticia/tesla-pode-lancar-uma-especie-de-uber-apoiado-por-seguro-proprio/96331

Foto: X Auto

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui