Folhas e galhos recolhidos da varrição e poda no Campus I da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e transformados em compostagem orgânica, foram doados, nesta segunda-feira (24), para o Viveiro Municipal da Prefeitura de João Pessoa. A ação foi oficializada por meio de um termo de parceria entre a Diretoria de Estudos e Pesquisas (Diep) da Secretaria de Meio Ambiente (Semam) e a universidade.

Todo o processo foi acompanhado pelo diretor da Diep, Sérgio Chaves, e pelo biólogo Cláudio Almeida, também da Diep.  Sérgio destacou que o composto orgânico será utilizado na produção de mudas de árvores nativas e na recuperação florestal – recuperação de grandes áreas degradadas. “Essa é uma parceria que contribui para a sustentabilidade, já que o material não é levado para o aterro sanitário. Nós devolvemos para a natureza o que é da natureza”, concluiu.

- Publicidade -

A UFPB dispõe de diversos espaços de armazenamento do composto orgânico, que é extremamente rico em nutrientes para as plantas e para o solo. O secretário de Meio Ambiente, Welison Silveira, destacou que essa é uma ação em parceria com a Anamma (Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente) e SBAU (Sociedade Brasileira de Arborização Urbana). “Essa parceria com UFPB reforça ações de sustentabilidade e a compreensão de que todos nós – cidadãos, instituições de educação, gestão pública – podemos sim ter atitudes que contribuam para que a nossa casa, a nossa rua, a nossa cidade, sejam espaços ambientalmente corretos”, concluiu.

Nessa primeira doação foram entregues aproximadamente 300m³ de composto orgânico, que serão armazenados na área do Viveiro Florestal de João Pessoa.

Secom-JP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui