Bombeiros concluem Curso de Mergulhador Autônomo de Resgate

IMG-20170901-WA0030-270x202

Após dois meses de aulas teóricas e instruções práticas intensas, três militares concluíram o Curso de Mergulhador Autônomo de Resgate (Camut), promovido pelo Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB). A formatura que marca o encerramento da qualificação acontece nesta quarta-feira (4), às 11h, na Vila Olímpica Parahyba, na Capital.

Na ocasião, os formandos, incluindo duas mulheres (as primeiras com essa capacitação no CBMPB), receberão o distintivo que representa a especialização de mergulhador. Logo no início do evento, os bombeiros irão apresentar as habilidades que adquiriram durante o curso. Saltando de uma plataforma de 10 metros de altura e, já submersos, eles colocarão os equipamentos utilizados nas operações de mergulho.

Entre esses itens está uma máscara recém-adquirida pela corporação, a ‘full face’, que permite a comunicação entre os mergulhadores e quem está na superfície. Conforme o chefe do Departamento de Operações de Mergulho de Resgate do CBMPB (Domar), tenente coronel Erik de Oliveira, o Cmaut é uma das mais difíceis especializações da atividade de bombeiro, pois exige bastante preparo técnico e emocional do mergulhador.

Nesta nova turma, começaram nove alunos, com três chegando até o final do curso – incluindo as duas mulheres, que são as primeiras mergulhadoras do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba. A corporação já contava com 16 profissionais da área e, com os novos formandos, esse número passa para 19 bombeiros preparados para atuar em operações de busca e resgate de objetos e pessoas em ambientes subaquáticos (mares, açudes, lagos, etc.).

Secom-PB

Paulo de Pádua

Paulo de Pádua Vasconcelos é jornalista formado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Tem especialização em Assessoria de Imprensa, no Curso de Comunicação Social, concluído pela FESP. Trabalhou, como repórter, em vários portais do Estado, a exemplo do WSCOM e ParlamentoPB, no BLOG de Luís Torres, por um determinado período, e também foi repórter dos cadernos de cidade, policial e política dos Jornais A UNIÃO e do extinto O NORTE. Além disso, foi coordenador de Comunicação Social e depois coordenador do Portal da Câmara Municipal de João Pessoa. Atualmente exerce a função de assessor de imprensa da Presidência da Câmara.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *