Desafio da rasteira é oportunidade para educação digital dos pais

A essa altura, já está mais do que viralizado o vídeo em que dois adolescentes dão uma rasteira em um colega. De forma consentida, como brincadeira, os três colocam suas vidas em risco. É mais um dos “desafios” que, volta e meia, apavoram pais, mobilizam escolas e, muitas vezes, espalham pânico desnecessário.

Precisamos educar nossas crianças. Mas ajudaria bastante se os adultos soubessem lidar melhor com as artimanhas das redes sociais. É legítima a dúvida sobre se devemos divulgar ou abafar a nova modinha perigosa que chegou na tela do celular.

Como saber se o que tememos é sério, um boato ou algo acontecido em outro país, anos atrás, e que só vai prosperar por nossa imprudência em alardear o que morreria por esquecimento nas profundezas da internet? Complicado.

O desafio do desmaio (por asfixia voluntária), por exemplo, já existia muito antes de sonharmos com grupos de WhatsApp. Alertar as crianças sobre esse a existência desse “jogo” pode evitar uma nova febre, como a que ocorreu em 2017?

O segredo parece ser informar sem romantizar ou – bem pior – despertar a curiosidade e o espírito de aventura típicos dos mais jovens. Não criaram uma régua para medir sabedora ou alvoroço. Apelar para o bom senso é uma recomendação tão necessária quanto inútil. Mas é o que nos resta.

Fonte: r7.com.br

Foto: Reprodução/Youtube

 

Paulo de Pádua

Paulo de Pádua Vasconcelos é jornalista formado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Tem especialização em Assessoria de Imprensa, no Curso de Comunicação Social, concluído pela FESP. Trabalhou, como repórter, em vários portais do Estado, a exemplo do WSCOM e ParlamentoPB, no BLOG de Luís Torres, por um determinado período, e também foi repórter dos cadernos de cidade, policial e política dos Jornais A UNIÃO e do extinto O NORTE. Além disso, foi coordenador de Comunicação Social e depois coordenador do Portal da Câmara Municipal de João Pessoa. Atualmente exerce a função de assessor de imprensa da Presidência da Câmara.

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