Alunos trompetistas de bandas marciais das escolas da Rede Municipal de Ensino de João Pessoa participam até sexta-feira (14), nos turnos manhã e tarde, da ‘VI Semana do Trompete da Universidade Federal da Paraíba (UFPB)’, que tem como tema “40 Anos de Trompete: Perspectivas e Trajetórias”. O evento é promovido pelo Departamento de Música do Centro de Comunicação, Turismo e Artes da UFPB (CCTA) e conta o apoio da Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec-JP), representado pela Seção de Bandas Escolares do município de João Pessoa.

Na manhã desta quarta-feira (12), os alunos participaram de uma aula lúdica ministrada pelo professor do Conservatório Pernambucano de Música e primeiro trompete da Orquestra Sinfônica de Recife, Wilson Pimentel. Além da parte teórica os alunos também colocaram a boca no instrumento e partiram para a parte prática.

- Publicidade -

Alegria para o estudante Walter Lucas, 10 anos, da Escola Municipal Anayde Beiriz. “Muito boa essa aula prática porque o professor passa para gente muitas dicas boas. Estou muito feliz em participar desse momento e sei que vai ajudar demais meu desempenho na banda marcial da escola”, disse o aluno.

O coordenador da ‘IV Semana do Trompete da UFPB’, professor Ayrton Benk, do Departamento de Música, falou da importância da parceria da instituição com a Prefeitura de João Pessoa. “Nós sempre estivemos abertos para parcerias com a Prefeitura Municipal de João Pessoa, no sentido de que possamos elevar a qualidade do ensino e elevar a qualidade cultural da cidade, com eventos e concertos. Isso é um momento muito importante para esses meninos porque desenvolve não só a parte motora como também o corpo e mente”, explicou o coordenador.

Ainda nesta quarta-feira terá início a programação geral da Semana, que abordará a trajetória dos 40 anos de formação de trompetistas na UFPB, discutindo os temas sobre currículo, perspectivas profissionais e trajetórias dos ex-alunos da universidade, abordando também performances artísticas pelos alunos, ex-alunos e professores da UFPB, através de palestras, recitais e concertos.

“Esse é um momento de inovação. A Secretaria de Educação está possibilitando o aluno a aprofundar seus conhecimentos com músicos já gabaritados. Ter esse contato é conhecer um pouco mais não só sobre o instrumento, como também a Universidade. Desde o início do ano a gente trabalha com os alunos da nossa rede projetos de trombone, bombardino, tuba e percussão. É só agradecimento ter momentos como este”, falou o coordenador da Seção de Bandas Escolares da Sedec, Rômulo Albuquerque.

Secom-JP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui