O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta segunda-feira (20) que o Irã enfrentará uma reação de “grande força” caso faça algo que vá contra os interesses norte-americanos no Oriente Médio. O republicano acrescentou que Teerã tem sido muito hostil em relação a Washington.

Trump disse a repórteres que está disposto a negociar com o Irã “quando eles estiverem prontos”, mas que agora não há discussões em andamento.

As declarações de Trump vêm apesar de pressões do governo iraniano para que os EUA tratem o Irã com respeito, e não com ameaças de guerra, em resposta a comentários feitos pelo líder norte-americano no domingo. As declarações ampliaram as preocupações quanto a um possível conflito entre os dois países.

- Publicidade -

“Com o Irã, veremos o que acontece”, disse Trump. “Mas eles têm sido muito hostis. Eles realmente têm sido os provocadores número 1 do terror.”Montagem com fotos dos presidentes dos EUA, Donald Trump, e do Irã, Hassan Rouhani — Foto: AP Photo

Montagem com fotos dos presidentes dos EUA, Donald Trump, e do Irã, Hassan Rouhani — Foto: AP Photo

Trump alertou aos líderes iranianos que não telefonem para conversas a não ser que estejam preparados para negociar.

Irã aumenta enriquecimento de urânioO presidente do Irã, Hassan Rouhani, discursa na capital Teerã — Foto: HO / Presidência iraniana / via AFP Photo

O presidente do Irã, Hassan Rouhani, discursa na capital Teerã — Foto: HO / Presidência iraniana / via AFP Photo

O Irã anunciou, nesta segunda-feira, que aumentou em quatro vezes a taxa de enriquecimento de urânio, informou a Reuters, conforme divulgado pela agência de notícias Tasnim. O anúncio foi feito dias depois de o país ter suspendido oficialmente alguns compromissos internacionais feitos sob o acordo nuclear.

Um dia antes, Trump subiu o tom contra o governo iraniano. Em mensagem publicada no Twitter, o norte-americano escreveu:

“Se o Irã quiser brigar, será o fim oficial do Irã. Nunca ameace os Estados Unidos novamente!”

Por causa da recente escalada de tensões, a embaixada norte-americana em Bagdá, no Iraque, país vizinho do Irã, foi esvaziada. Ficaram apenas os funcionários essenciais para lidar com emergências.

Fonte: G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui