or Max Oliveira – em  86

Combater a mortalidade infantil, prevenir doenças através do cartão de vacina, além de cuidar, também, da integridade das crianças na primeira infância. Com esse objetivo, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através das secretarias de Saúde (SMS), Desenvolvimento Social (Sedes) e Educação (Sedec), deu início a Semana do Bebê, nesta segunda-feira (20), no Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria.

A programação se estende até o dia 25, com várias atividades relacionadas ao cuidado ampliado com a primeira infância, crianças de zero a seis anos, nas creches, Unidades de Saúde da Família (USF´s) e Policlínicas Municipais. A secretaria adjunta da Saúde, Ana Giovana, destacou a importância das ações que serão desenvolvidas de forma intersetorial, para que as crianças tenham o melhor acompanhamento.

- Publicidade -

“A Prefeitura cuida da criança como um todo. É muito importante combater a mortalidade infantil, mas temos que focar, também, no combate à violência, no cuidado com a sua integridade, fazer o acompanhamento das vacinas, porque tudo se reflete no bem-estar da família”, disse Ana Giovana, durante abertura da Semana do Bebê, que contou com a presença de profissionais da Saúde, Educação e Assistência Social de João Pessoa, que cuidam das crianças.

O evento também contou com apresentação de bebês do Centro de Referência em Educação Infantil (Crei) Arthur Belarmino. “Depois de seis anos, João Pessoa deu um salto enorme na proteção de crianças na primeira infância”, disse a secretaria de Educação e Cultura, Edilma da Costa Freire. “São mais de dois mil bebês com acesso à educação”, concluiu Edilma, se referindo ao crescimento alcançado pela atual gestão, que desde 2013 ampliou o número de vagas nos berçários em mais de 10 vezes.

Quem recebe atendimento garante que a assistência é fundamental para a segurança da família. Katiane Cordeiro, mãe da pequena Maria Alice Cordeiro, de um ano e meio, falou emocionada sobre a importância do Centro de Referência em Educação Infantil (Crei) Arthur Belarmino. “É tudo para mim. Eu não tenho palavras para descrever a sensação de chegar do trabalho, às cinco da tarde, para pegar a minha filha. Sou muito agradecida à Prefeitura e aos profissionais que cuidam da minha filha todos os dias”, disse.

Lei Municipal – A Semana do Bebê passou a integrar o calendário oficial de eventos do município de João Pessoa a partir de uma Lei Municipal sancionada no dia 22 de maio de 2015, em decorrência de um projeto enviado por técnicos da SMS para a Frente Parlamentar de Defesa da Criança e do Adolescente na Câmara de Vereadores da Capital.

Saúde da Criança – Para organizar todas as ações e atividades voltadas às crianças, além de monitorar o funcionamento dos projetos, a SMS possui uma área técnica exclusiva para a saúde da criança, que realiza, durante todo o ano, diversas ações visando qualidade na saúde de crianças e adolescentes.

Confira a programação:

Unidade de Saúde da Família (USF) Ilha do Bispo – 14h30

De 20 a 22- Unidade de Saúde da Família (USF) Bancários Integrada – 8h

De 20 a 25 – Unidade de Saúde da Família (USF) Bessa – 8h

Unidade de Saúde da Família (USF) Padre Hildon Bandeira – 13h

 

Dia 21

Unidade de Saúde da Família (USF) São José – 8h

Unidade de Saúde da Família (USF) Miramar – 8h

Unidade de Saúde da Família (USF) Ipiranga – 13h

Unidade de Saúde da Família (USF) Água Fria – 13h

Unidade de Saúde da Família (USF) Timbó III – 13h

Dia 22

Unidade de Saúde da Família (USF) São Rafael – 13h30

Unidade de Saúde da Família (USF) Integrando Vidas – 8h

Unidade de Saúde da Família (USF) Torre I – 8h

Dia 23

Unidade de Saúde da Família (USF) Eucaliptos – 13h

Unidade de Saúde da Família (USF) Alto do Mateus I – 13h

Unidade de Saúde da Família (USF) Altiplano – 8h

Unidade de Saúde da Família (USF) Santa Clara – 8h

Unidade de Saúde da Família (USF) Torre Integrada – 8h

Dia 25

Unidade de Saúde da Família (USF) Bessa – 13h.

Secom-PMJP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui