No Dia Mundial de Conscientização sobre a Higienização das Mãos, o Instituto Cândida Vargas (ICV) realizou, na manhã desta quinta-feira (5), uma ação visando divulgar a importância da higienização das mãos no controle da infecção hospitalar. A atividade, organizada pelo Serviço de Controle de Infecção (SCIH) do ICV, ocorreu nos corredores da maternidade e contou com a presença dos colaboradores da Segurança do Paciente.

“A Organização Mundial de Saúde (OMS) definiu esse dia para destacar a importância da limpeza das mãos. A higienização é considerada a medida de maior impacto e com eficácia comprovada na prevenção de infecções. A higiene das mãos é a medida mais fácil, barata e eficaz para prevenir infecções. Deve ser intensamente incorporado na rotina diária, não apenas aos profissionais da área da saúde, mas de toda a população”, destacou a médica infectologista e coordenadora do SCIH do ICV, Helena Germoglio.

- Publicidade -

Durante a atividade, foi explicado aos funcionários sobre os 5 momentos para a higienização das mãos dentro da maternidade. São eles: antes do contato com o paciente; antes de realizar procedimento asséptico; após o risco de exposição a fluidos corporais ou excreção; após tocar o paciente e após tocar superfícies próximas ao paciente.

A higiene das mãos (com preparação alcoólica ou com sabonete líquido e água) é uma das ações mais eficazes que se pode executar para reduzir a propagação de patógenos e prevenir infecções, incluindo a Covid-19. Assim, tanto os profissionais de saúde quanto a comunidade podem desempenhar um papel importante na prevenção das infecções, praticando a higiene frequente das mãos e salvando vidas.

Dia – O Dia Mundial da Higiene das Mãos tem como objetivo conscientizar, promover, dar visibilidade e sustentabilidade a esse tema nos cuidados de saúde, unindo as pessoas em apoio à melhoria da higiene das mãos em todo o mundo.

Secom-JP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui