Em seu discurso de abertura da 9ª Cúpula das Américas, em Los Angeles, na noite desta quarta-feira (8), o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou “que a democracia está sob ataque no mundo todo”. O encontro entre os líderes dos países do continente americano, que terá a presença do presidente Jair Bolsonaro, vai até esta sexta (10).

– No momento em que a democracia está sob ataque no mundo todo, vamos nos unir de novo e renovar nossa convicção de que a democracia não é só um fator definidor da história americana, é o ingrediente essencial para o futuro das Américas – disse Biden.

- Publicidade -

No começo de seu discurso, ao menos duas pessoas chegaram a gritar palavras de protesto contra o democrata e uma mulher foi retirada do local onde ocorria o evento. Ao discursar, o democrata também falou sobre imigração e defendeu que a chegada de estrangeiros seria benéfica, mas que a “imigração ilegal é inaceitável”.

Biden ainda afirmou que os países da América nem sempre concordam em todos os aspectos, mas que “em uma democracia abordamos nossas divergências com respeito e diálogo”.

Nesta quinta, o presidente norte-americano fará sua primeira reunião com o presidente Jair Bolsonaro. De acordo com Bolsonaro, serão abordados temas como segurança alimentar, transição energética e questão ambiental. Os Estados Unidos, por sua vez, devem pautar questões relacionadas à pandemia de coronavírus, segurança sanitária e mudanças climáticas.

Fonte: Pleno News

Foto: EFE/ Alberto Valdés

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui