O Porto de Cabedelo começou, neste domingo (28), uma operação pioneira de exportação de petcoke, em parceria com a arrendatária Oxbow Brasil Energia. Nesta primeira movimentação, o Porto irá exportar 20 mil toneladas do produto.

A parceria seguirá por dois anos, período em que pelo menos 350 mil toneladas de petcoke devem ser exportadas pelo Porto de Cabedelo. O produto chega da refinaria de Abreu e Lima, em Pernambuco, e segue para os Estados Unidos por meio do Porto de Cabedelo.

- Publicidade -

Com isso, as operações de importação de petcoke que já estão programadas para 2021 estão mantidas, com um volume estimado de 280 mil toneladas. No entanto, com a nova operação, o granel sólido vai ultrapassar a marca de 600 mil toneladas por ano, consolidando essa movimentação de cargas no Porto de Cabedelo.

“A conclusão dessa negociação, que contou com o fundamental apoio do Governo do Estado, vai colocar o Porto de Cabedelo em um novo patamar de movimentação anual de carga, podendo ultrapassar a marca histórica de toneladas movimentadas”, declarou Gilmara Temóteo, diretora-presidente da Companhia Docas da Paraíba.

Primeira exportação começou neste domingo

O navio graneleiro Global Effort atracou no Porto de Cabedelo neste domingo (28) para exportar 20 mil toneladas de petcoke, sendo essa a primeira exportação da empresa Oxbow no Porto de Cabedelo. A embarcação deve passar, pelo menos, 96 horas até que a operação seja concluída pela Marlog, o operador portuário da movimentação. A agência marítima responsável pela operação é a Heytor Gusmão.

A previsão é que cerca de 185 operários atuem neste trabalho de exportação da carga e outros 135 façam o apoio à movimentação. O navio Global Effort foi fabricado em 2014 e apresenta 178 metros de comprimento, 28,60 metros de largura e 44,80 metros de altura.

Secom-PB

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui