Para beneficiar famílias que já têm uma moradia, mas o imóvel se encontra em condições precárias de habitação e estes não têm condições financeiras para custear uma reforma, a Prefeitura de João Pessoa criou o programa ‘Cuidar do Lar’, que tem a meta de atender, nessa primeira fase, mil famílias. Nesta segunda-feira (05), a Secretaria de Habitação (Semhab) deu início à etapa de visitas técnica e social as pessoas já cadastradas – 600 até o momento, que moram no bairro de Mandacaru.

Ao término das visitas, para verificar as condições dos imóveis, a Prefeitura inicia a obra necessária para oferecer mais conforto a respectiva família. “As reformas nas moradias vão garantir segurança, salubridade e conforto, proporcionando às famílias uma moradia em condições adequadas de habitação. E o benefício é subsidiado, portanto, não é financiamento e não vai gerar uma prestação, porque vai ser realizado com recursos próprios da Prefeitura”, explicou a secretária de Habitação, Socorro Gadelha.

- Publicidade -

O ‘Cuidar do Lar’ consta de obras de infraestrutura sanitária (esgoto), construção ou reforma do banheiro, construção de mais um quarto, reforma do telhado, instalações elétricas e hidráulicas, reboco e pintura, substituição de portas e janelas, reforma do piso e acessibilidade.

Socorro Gadelha explicou que podem participar do programa famílias que têm renda de até dois salários mínimos, ter apenas um imóvel e morar nele, ser o proprietário e comprovar a titularidade, ser maior de 18 anos ou ser emancipada e ter inscrição do NIS. “Essa é mais um ação dentro do Programa Habitacional da Prefeitura, que além de promover a construção de novas moradias, agora também vai atender a essas famílias, que terão a casa reformada e vão receber a titularidade do imóvel”, ressaltou.

As visitas as famílias inscritas são realizadas por uma equipe da Semhab, formada por engenheiros, que vão verificar as condições estruturais do imóvel, e por assistentes sociais, para constatar a situação social da família.

Moradores otimistas – Um dos imóveis visitados no bairro de Mandacaru foi o de dona Ivoneide Silvestre da Silva. A casa dela apresenta uma série de problemas nas instalações elétricas e hidráulicas, além de rachaduras e infiltrações. “Eu não teria condições de fazer a reforma na casa, pois não tenho fonte de renda. Atualmente, vivo com o auxílio do Governo Federal e sem essa ajuda da Prefeitura, iria continuar morando numa casa em condições precárias”, disse.

Quem também recebeu a visita da equipe da Semhab foi a aposentada Maria da Conceição do Nascimento, de 71 anos, que mora na Rua Caramuru. A casa dela apresenta uma série de problemas estruturais, preenchendo os requisitos exigidos pelo Programa. “A ajuda está chegando em boa hora, porque não tenho condições de fazer a reforma que a casa precisa. Agradeço muito a Prefeitura”, afirmou.

Como se inscrever – As inscrições para participar do “Cuidar do Lar” continuam abertas e podem ser feitas pelo site da Prefeitura (www.joaopessoa.pb.gov.br), clicando no ícone ‘atendimento ao cidadão’. Nessa aba, o interessado vai preencher um questionário  informando os dados pessoais, endereço do imóvel e as condições em que ele se encontra.

Secom-JP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui