Os moradores idosos dos Residenciais Vista do Verde I e II, no Bairro das Indústrias, e do Vista Alegre, no Colinas do Sul, têm mais um serviço disponibilizado pela Prefeitura de João Pessoa. As aulas de hidroginástica, que iniciaram na manhã desta sexta-feira (9) e vão acontecer toda sexta, na piscina do Centro Administrativo Municipal, em Água Fria. O serviço é resultado de uma parceria entre as Secretarias de Habitação (Semhab) e de Juventude, Esporte e Recreação (Sejer).

Até o momento, 30 idosos vão participar das aulas, divididos em dois grupos. A secretária de Habitação de João Pessoa, Socorro Gadelha, explicou que os idosos vão ser acompanhados por profissionais de educação física da Semhab e da Sejer e o objetivo é oferecer a essas pessoas uma qualidade de vida melhor, já que muitos têm problema de mobilidade devido à idade.

- Publicidade -

“Quando nós entregamos um residencial, nossa equipe Técnica e Social traça um perfil dos moradores e de suas necessidades e nós percebemos que os idosos tinham problemas de saúde que podiam ser tratados com exercícios físicos. Por isso, vamos oferecer a partir de agora a hidroginástica, que é um exercício de baixa intensidade que vai melhorar o condicionamento físico e a qualidade de vida dessas pessoas”, destacou Socorro Gadelha.

A secretária afirmou ainda que “a Semhab já tem um calendário de atividades físicas nos residenciais com o Programa Pós Ocupacional e o objetivo é cuidar das pessoas, dando a elas uma moradia e também uma mudança de vida pra melhor”. Socorro Gadelha ressaltou que a Semhab e a Sejer já vem realizando parcerias em outras atividades e agora vão ampliar com a hidroginástica, aproveitando o espaço do Centro Administrativo Municipal, em Água Fria.

O professor de Educação Física, Nildo Luiz, explicou que a hidroginástica vai ajudar os idosos que têm artrite, fibromialgia e outras doenças reumáticas, uma vez que os exercícios fortalecem os músculos e o organismo de uma maneira geral. “Já é feito um trabalho de condicionamento físico nos residenciais e a hidroginástica vai ser um complemento da atividade, já que são pessoas idosas e os exercícios feitos na água são de baixa intensidade exigindo um esforço físico menor”, observou.

Secom-JP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui