Com o objetivo de mapear as principais nascentes de rios, localizados no território de João Pessoa, os técnicos da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), produziram o “Relatório Técnico – Mapeamento e Monitoramento das Nascentes e Corpos Hídricos de João Pessoa”. O arquivo em PDF do Relatório está disponível para quem quiser acessar, no portal da PMJP.

O Relatório das Nascentes é resultado do trabalho de engenheiros ambientais, arquitetos, geógrafos e biólogos da Diretoria de Estudos e Pesquisas (Diep) da Semam, que mapearam e monitoraram as nascentes dos rios, identificando o estado de conservação no entorno, as condições da água, impactos ambientais negativos (desmatamento, resíduos sólidos domésticos deixados nas nascentes, ocupação irregular entre outros). Para o engenheiro florestal Yuri Rommel, diretor da Diep, “o documento vai contribuir para embasar as ações de todos os setores da Semam, como a Divisão de Licenciamento, de Fiscalização, planejamento da arborização urbana, ações de educação ambiental com a população das áreas das nascentes, entre outras políticas ambientais”, completou.

- Publicidade -

O secretário de Meio Ambiente, Abelardo Jurema Neto, destacou que o Relatório das Nascentes é uma ferramenta que aponta para ações futuras. “Essa é uma ação da política ambiental que tem um olhar a longo prazo, que contribui com o planejamento para a preservação e recuperação do nosso patrimônio ambiental. Sem dúvida um documento muito importante e valioso para todos os profissionais que trabalham na área ambiental, principalmente para aqueles que pesquisam a qualidade dos nossos rios e corpos hídricos”, concluiu.

Entre os resultados do Relatório, os técnicos constataram que 92% das áreas apresentam mata ciliar, sendo que 46% em estágio inicial de regeneração, 35% de estágio inicial a médio e 19% em estágio médio, conforme resolução do Conama (Conselho Nacional de Meio Ambiente).

EXPOSIÇÃO NASCENTES – Um dos resultados da elaboração do Relatório pode ser visto na exposição Nascentes, que reúne mais de 60 fotografias, feitas pelos técnicos da Semam, e que estão no Celeiro Espaço Criativo. A montagem da exposição foi uma parceria entre os técnicos da Semam e do Celeiro e traz um registro das condições das nossas nascentes, mostrando desde a beleza exuberante da natureza, até flagrantes de lixo, móveis, eletrodomésticos e outros objetos que são abandonados pela população no leito e nas margens dos nossos rios. A exposição continua aberta ao público no Celeiro, de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 15h00. Grupos de turistas e estudantes podem agendar visitas guiadas pelos telefones3252 2100 e 3252 1418. Também podem ser feitas visitas espontâneas, desde que respeitados os limites de distanciamento social , evitando aglomerações. O Celeiro está disponibilizando álcool em gel em seus espaços.

Secom-JP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui