Gestores dos hospitais da rede municipal de João Pessoa participaram, na manhã deste sábado (15), do workshop ‘Como melhorar o desempenho da rede hospitalar municipal’. O encontro aconteceu no auditório do Hospital Santa Isabel com o objetivo de fazer um levantamento das dificuldades e, a partir das constatações, definir como avançar para otimizar esses serviços. O diagnóstico deve ser concluído até o final de fevereiro.

Outro objetivo da reunião foi estimular a organização, adotar modelos de gestão orientados para a excelência do desempenho e melhorar a qualidade dos serviços de forma contínua e sustentada. Os diretores das unidades apresentaram também propostas para otimizar a situação atual.

- Publicidade -

“Estamos realizando o workshop com todos os hospitais da rede municipal e cada um fez a apresentação situacional para que possamos buscar as soluções necessárias, a partir dessas informações. Foi essencial a participação efetiva de todos os diretores e membros dos hospitais, e esperamos desdobramentos positivos”, ressaltou a secretária de Saúde de João Pessoa, Margareth Diniz.

A coordenadora de Gestão Hospitalar de João Pessoa, Flávia Pimenta, enfatizou que a solicitação do workshop foi justamente para fazer um diagnóstico das dificuldades e como será possível avançar. “Estamos nessa fase de diagnóstico e, uma vez pronto, iremos planejar como crescer”, declarou.

“O workshop se soma aos esforços dos diretores de hospitais da rede municipal para melhorar, implementar e planejar o que será feito para beneficiar a população”, declarou a diretora do Hospital Santa Isabel, Adriana Lobão. “Temos um trabalho sério, motivado e queremos que a população venha a ter suas necessidades atendidas de forma que a saúde, no pós-pandemia, ajude a melhorar a qualidade de vida de todos”, enfatizou.

A diretora acrescentou que, apesar da pandemia, a unidade foi bem-sucedida em 2021, com baixa letalidade e ampliação de 73% nos atendimentos em relação a 2020, inclusive pacientes com Covid-19. O desafio agora, segundo ela, é o real perfil do hospital que são as cirurgias e procedimentos de alta e média complexidade.

“Vamos tentar implementar para que a maior quantidade de pessoas tenha suas cirurgias realizadas de forma mais rápida. Isso vai ajudar também a reduzir a lista de demanda reprimida de cirurgias”, afirmou Adriana Lobão.

A diretora do Hospital Municipal do Valentina, Tânia Menezes, afirmou que os desafios pós-pandemia são grandes, mas a equipe está motivada. “Temos intensificado as melhorias no acolhimento, tentamos nos desdobrar para atender bem, para dar um resultado positivo, para que tanto a família como a criança sejam altamente beneficiadas”, destacou.

A rede hospitalar de João Pessoa conta com cinco hospitais, sendo o Hospital Municipal do Valentina (HMV), Prontovida, Hospital Santa Isabel, Complexo Hospitalar Governador Tarcísio Burity – o Ortotrauma de Mangabeira, e Instituto Cândida Vargas (ICV).

Secom-JP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui