A Gerência de Vigilância Sanitária de Campina Grande (Gevisa-CG) iniciou nesta semana a intensificação das fiscalizações a respeito da comercialização de peixes e derivados na cidade, visando ao período da Semana Santa. Os inspetores estão visitando as feiras livres, mercados públicos, supermercados, hipermercados e comerciantes autônomos de bancas de bairros.

“O nosso objetivo é garantir o cumprimento das legislações e portarias que regulamentam como deve se dar essa comercialização, do ponto de vista da Vigilância Sanitária, com a finalidade de resguardar a saúde do consumidor e a saúde coletiva”, disse a gerente da Gevisa-CG, Nayara Jácome.

- Publicidade -

Os inspetores levam recomendações aos comerciantes e, nos casos necessários, fazem notificações para adequação da atividade às normas. Os servidores da Gevisa também fazem orientações aos consumidores durante as ações.

Os consumidores devem observar se os peixes são produtos frescos, se as guelras estão avermelhadas e os olhos brilhantes, se a consistência está rígida e se o cheiro não apresenta odor que indique estado de putrefação.

“É necessário evitar peixes que estejam soltando escamas, com corpo mole e massa pegajosa, o que indica que o peixe pode ter sido camuflado, ou seja, salgado e recondicionado após ter apodrecido”, disse o inspetor Luciano Diniz.

O inspetor também atentou sobre as condições do espaço de comercialização. “Observar se os comerciantes utilizam os equipamentos adequados, como luvas e aventais, se o espaço é limpo, se a bancada é de material impermeável como cerâmica ou polietileno, entre outras determinações”, disse.

Em Campina Grande, o decreto 3.410/2009 determina que os comerciantes devem acondicionar as escamas e vísceras em saco de lixo e descartá-las em local adequado; acondicionar peixes, mariscos e aves expostos no balcão dentro de recipientes adequados, de modo a garantir o asseio do boxe, a higiene do produto e a sua conservação e não lavar equipamentos e utensílios na área de circulação do público.

Além da Gevisa, o Procon Municipal também realiza a operação Semana Santa, para garantir os direitos do consumidor na compra de peixes nesse período.

Codecom

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui